Artigos

Estimulador Muscular Corporal

Definição Eletrofísica da Corrente Farádica

A estimulação muscular é realizada pela atuação da corrente farádica. Esta corrente é alternada, ou seja, intercala-se um período de estímulo a um período de repouso.


É uma corrente variável de baixa freqüência com intensidade regulável em função do tempo.

A corrente farádica tem capacidade de excitação neuromuscular. É aplicada através de dois eletrodos que são colocados em pontos “chave” da musculatura a ser estimulada.

Cada vez que é emitido um estímulo elétrico pelo aparelho, observa-se uma contração sobre a musculatura, ou seja, cada impulso do aparelho provoca uma contração muscular.

Após cada impulso sucede um pequeno período de repouso. O número de impulsos por segundo é chamado de freqüência que é medida em Hertz, (exemplo 32 Hz = 32 impulsos/minuto). A intensidade a ser utilizada é regulada de acordo com a sensibilidade do cliente e a massa muscular onde é aplicada a corrente.

Exemplo de Freqüência

Propriedades Fisiológicas da Corrente Farádica

As correntes de baixa freqüência como a corrente farádica têm a capacidade de produzir contrações musculares que aumentam o tônus muscular sendo indicadas para os casos de flacidez e hipotonia muscular.

As contrações musculares atuam sobre o sistema circulatório provocando estimulação da circulação sangüínea de retorno e da circulação linfática. Sobre o metabolismo local se produz um estímulo com aumento das trocas metabólicas.

Segundo indicações terapêuticas médicas, fisioterapêuticas e estéticas, os pricipais efeitos das correntes de baixa freqüência são: excitomotor, vasomotor, ativador do metabolismo e analgésico.

Entre as indicações estéticas podemos destacar: flacidez e atonia muscular, estase circulatória, tratamentos de celulite.

Dentro da área médica, a corrente farádica apresenta um gerador de estímulos elétricos e cabos com placas condutoras de corrente que são adaptadas ao organismo em regiões onde há necessidade de estimulação muscular (abdome, glúteos, braços, áreas como interno e externo de coxas, etc.)

A contração muscular realizada pela corrente farádica é semelhante à ginástica isométrica ativa que tem o objetivo de estimular o metabolismo muscular.

Exemplos de tipos de onda do Tridimensional:

Onda Exponencial Onda Intensiva