A ionização é uma técnica onde utilizamos a corrente elétrica para ativar a absorção se substâncias aquosas contendo princípios ativos através da pele.
Pode ser aplicada em áreas como face, pescoço, colo nos tratamentos de revitalização cutânea ou no couro cabeludo nos tratamentos antiqueda de cabelos ou em diversas regiões corporais com o objetivo de aumentar a penetração de produtos ionizáveis pela pele.
Todos os produtos ionizáveis têm algumas características em especial como:
– Serem aquosos ou terem o aspecto de gel;
– Conterem princípios ativos sob a forma de micromoléculas que são mais facilmente absorvidas;
– Terem carga elétrica positiva ou negativa que são os íons livres absorvíveis durante a ionização
Ionização Indireta:
É realizada através do eletrodo “saturador” do alta frequência por onde a corrente passa e é conduzida ate o cliente.
As mãos da esteticista ao entrar em contato com o corpo do cliente irão atuar como eletrodos sobre a região a ser tratada direcionando a corrente e promovendo o efeito de ionização indireta. Devem ser realizados movimentos como:
– Tamborilismo;
– Pinçamentos de Jacquet;
– Palmadinhas sobre a pele.
Além disso, neste caso serão observadas também ações tônica e hiperemiante com ativação do metabolismo celular e tecidual, efeitos bastante importantes quando se pretende aproveitar a técnica nos tratamentos de revitalização cutânea, na terapia capilar, com objetivo de estimulação local.
Produtos Cosméticos Ionizáveis:
Através da ionização indireta pode-se ativar a absorção de iontos ou substâncias ionizáveis como:
Soluções aquosas ou géis ou emulsões contendo princípios ativos hidratantes e nutritivos à base de colágeno, elastina, DNA, vitaminas, extratos placentários, uréia, algas marinhas e oligoelementos.
Contra-Indicações da Técnica:
As contra-indicações tanto se referem ao cliente quanto ao profissional que irá aplicar o tratamento porque a corrente elétrica passa através dos dois organismos. Dentro das principais contra-indicações estão:
– Gravidez;
– Problemas cardíacos e marca-passo;
– Próteses metálicas;
– Neoplasias;
– Epilepsia.