Através da revitalização celular efetuada pelas diversas técnicas na utilização das microcorrentes do SYNCROS, procura-se atingir a circulação sangüínea, o sistema linfático e a flacidez tecidual e muscular, tendo como possível conseqüência, a atenuação das linhas de expressão e um rejuvenescimento facial.
Com seu método que não é agressivo nem invasivo, o Syncros não provoca qualquer desconforto ao paciente, e possibilita a normalização do metabolismo local pela estimulação do intercâmbio de nutrientes, nas regiões onde é desenvolvido o tratamento.
Podemos afirmar que somente a partir do conhecimento da forma pela qual o metabolismo rege o processo de envelhecimento, podem-se estabelecer os critérios de trabalho profiláticos ou preventivos que serão utilizados para amenizar suas conseqüências.
Levando-se em consideração que, o acréscimo da densidade dos tecidos conjuntivos reduz os interstícios onde estão alojadas as substâncias intercelulares e que dessa forma a circulação de fluídos nos vasos linfáticos fica prejudicada, observamos que, como resultado, será lesada a função vital do líquido intersticial. Como conseqüência, os nutrientes e oxigênio presentes no sangue encontrarão dificuldades em alcançar todas as células e estas se depararão com um mecanismo ineficiente para impulsionar os rejeitos do metabolismo aos órgãos de eliminação, levando a um acréscimo substancial no nível de toxinas e a um decréscimo nos níveis de nutrientes.
Dessa forma, a vitalidade celular fica comprometida e suas funções só podem ser realizadas com muita dificuldade, o que termina por alterar suas características fundamentais, transformando inclusive seu aspecto externo, podendo em casos extremos determinar o aparecimento de certas patologias.
Os problemas ocasionados pelo mau funcionamento das vias de intercâmbio em decorrência da má circulação e, da disfunção do sistema linfático, ocasionam a ineficácia na nutrição e eliminação de toxinas. Esses aspectos associados a fatores relacionados com o modo de vida do paciente e sua peculiar forma de utilizar os músculos da face, também refletem no tônus muscular, responsável pelo aspecto viçoso da juventude, ocasionando, por exemplo, o aparecimento de sulcos nasogenianos, olheiras e outras exteriorizações.
As expressões faciais peculiares de cada indivíduo, repetidas cotidianamente, provocam por sua vez as chamadas “rugas de expressão”. Em virtude da reiterada contração e relaxamento dos músculos que possibilitam tais expressões, com o tempo, os músculos que provocam as contrações tornam-se mais curtos, enquanto aqueles que se alongam, aumentam seu comprimento, tornando-os debilitados.
No local onde ocorre a tensão, há uma vulnerabilidade da pele, também ocasionada pelo mau funcionamento das vias de intercâmbio, o que vem a colaborar para a formação das mencionadas rugas.
Há fatores externos que também contribuem para o envelhecimento da pele, podendo inclusive causar o envelhecimento precoce, como por exemplo, a exposição prolongada ao sol ou câmaras de bronzeamento, a poluição, o álcool, o tabaco, o vento, o frio excessivo e também o calor na medida em que atua como fator determinante da desidratação em todos os níveis do organismo, entretanto, o envelhecimento também pode sofrer influência de fatores internos como os hereditários, metabólicos e emocionais. Assim sendo, o Syncros pode ser indicado para atenuar as marcas do envelhecimento na superfície cutânea e no tônus muscular facial, decorrentes da má circulação dos fluídos nas vias de intercâmbio e de alguns fatores externos.
Os benefícios que podem ser alcançados, sofrem um acréscimo considerável quando associada a utilização do Syncros a um modo de vida saudável e equilibrado, evitando-se o stress; mantendo-se uma dieta balanceada (pobre em sal e gorduras); praticando-se exercícios físicos regulares; evitando o excesso de sol, álcool e tabaco; utilizando diariamente produtos cosméticos e filtros solares de boa qualidade e adequados ao tipo de pele de cada indivíduo, além das regulares visitas ao dermatologista para controle.
Deve-se sempre ter em mente que a formação do profissional é um dos fatores determinantes na obtenção de resultados em qualquer espécie de tratamento. Sendo assim pode-se afirmar que, quanto mais atualizado, estudioso e interessado em novas técnicas, for o profissional, mais possibilidades de êxito terá. Dessa forma, procuramos amealhar experiências para simplificar, na medida do possível, as técnicas de tratamento e orientar os profissionais no que for de nossa competência, sem com isso ter a pretensão de ministrar cursos. Procuramos, isto sim, informar a respeito dos métodos que sejam comprovadamente mais eficazes e melhorar o custo-benefício do tempo despendido nos tratamentos, mas essa atitude não dispensa o profissional da obrigação de manter-se atualizado, informado e sempre buscando cursos suplementares de bom nível.
O profissional também não pode perder de vista que cada indivíduo é um ser único e portanto, deve procurar conciliar seus conhecimentos e técnicas para adequá-los a cada caso concreto.