Artigos

Utilização das Microcorrentes no reequil’brio facial

Com base nos complexos processos da fisiologia humana, hoje conhecidos, os profissionais da estética procuram trabalhar na prevenção e recuperação do envelhecimento, principalmente em sua exteriorização inestética e, em medidas profiláticas que possibilitarão retardar as expressões da idade na face.

N. CHENG, em seu estudo sobre os efeitos das correntes elétricas denominado, “The effect of eletric currents on ATP generation, protein Synthesis and membrane transport in rat skin”, constatou que, a utilização de estímulos elétricos de intensidade muito baixa, em milionésimos de Ampère (mA) mais conhecidas por microcorrentes, possibilita alcançar as células para atuar em seu metabolismo e, melhorar sua oxigenação, incrementar a produção de proteínas como o colágeno, aumentar o número de trocas iônicas realizadas pelas mesmas, além de incrementar a produção de Adenosina Trifosfato (ATP).

Inicialmente a utilização de microcorrentes, visava trabalhos como a reabilitação de artrites, sinovites, paralisia facial, controle da dor e etc., Pelos benefícios que foram sendo alcançados, esse método passou a fazer parte dos recursos disponíveis para fins estéticos, logrando resultados muito satisfatórios.

O SYNCROS propõe um sistema de trabalho efetuado por microcorrentes com a possibilidade de integrar em um só sistema o tipo de onda, a troca de polaridade, a frequência deterninada, o ajuste da potência de acordo a cada caso que se efetua num tratamento. São microcorrentes uma vez que o desempenho de suas atividades ocorre em níveis baixíssimos de amperagem, milionésimos de Ampère (mA), combinando uma série de movimentos ordenados designados para alcançar uma finalidade determinada ( o reequilíbriofacial).

Pode-se utilizar N.M.F. (Natural Moisturizing Factor, fator hidratante sintético semelhante ao encontrado na pele, rico em aminoácidos, lactato e sais) e Uréia, em bastonetes com pontas de algodão (cotonetes descartáveis), paraao mesmo temp reativar e promover a movimentação dos fluídos em toda face concorrendo para, a desobstrução dos gânglios linfáticos da região, provocando uma vasodilatação cutânea, melhorando a oxigenação celular, para assim contribuir na restauração dérmica. Posteriormente empreende-se uma tonificação da musculatura facial, trabalhando-se na direção das fibras que a compõe, para em seguida efetuar-se a Iontoforese com um bio-cosmético apropriado.

Esse método de trabalho, com suas diferentes etapas, cujo conjunto de atuações formam um processo de tratamento, quando realizado por intermédio do Syncros, representa um avanço significativo em relação aos tratamentos disponíveis até há pouco tempo, uma vez que, o equipamento possibilita alcançar uma visível melhoria estética das regiões tratadas, que num primeiro momento são temporárias mas, com o incremento dos nutrientes, cuja diminuição propiciou o aparecimento de imperfeições estéticas, acarretarão melhorias efetivas um pouco mais duradouras, porém, nunca definitivas uma vez que o tempo continuará a agir.


A. Gânglios Linfáticos Faciais
B. Gânglios Parotídeos
C. Gânglios Mastoideos
D. Gânglios Occipitais
E. Gânglios Genianos
F. Gânglios Submandibulares
G. Cadeia de Gânglios Profundos
H. Cadeia Jugular Interna
I. Cadeia de Cervicais Transversas

INDICAÇÕES
Através da revitalização celular efetuada pelas diversas técnicas na utilização das microcorrentes do SYNCROS, procura-se atingir a circulação sangüínea, o sistema linfático, a flacidez tecidual e a muscular, para tornar possível como conseqüência, ate-nuar as linhas de expressão e propiciar um revitalização facial.

Com seu método que não é agressivo nem invasivo, não provoca qualquer desconforto ao paciente, mas possibilita a normalização do metabolismo local pela estimulação do intercâmbio de nutrientes, nas regiões onde é desenvolvido o tratamento.

Suas funções, podem ser moduladas, graças aos recursos que os aparelhos possuem. As diferentes técnicas de aplicação possibilitam estabelecer objetivos diversificados para sua utilização, tornando possível o alongamento e o relaxamento das fibras musculares, assim como do tecido epitelial.

Podemos afirmar que, somente a partir do conhecimento da forma pela qual o metabolismo rege o processo de envelhecimento, podem-se estabelecer os critérios de trabalho profiláticos ou preventivos que serão utilizados para amenizar suas conseqüências.

Levando-se em consideração que, o acréscimo da densidade dos tecidos conjuntivos, reduz os interstícios onde estão alojadas as substâncias intercelulares, e que dessa forma a circulação de fluídos nos vasos linfáticos fica prejudicada, observamos que, como resultado será dificultada a função vital do líquido intersticial. Como conseqüência, os nutrientes e oxigênio, presentes no sangue, encontrarão dificuldades em alcançar todas as células, e estas se deparam com um mecanismo ineficiente para impulsionar os rejeitos do metabolismo aos órgãos de eliminação, levando a um acréscimo substancial no nível de toxinas e, a um decréscimo nos níveis de nutrientes.

Dessa forma, a vitalidade celular fica comprometida e suas funções só podem ser realizadas com muita dificuldade, o que termina por alterar suas características fundamentais, transformando inclusive seu aspecto externo, podendo em casos extremos determinar o aparecimento de certas patologias.

Os problemas ocasionados pelo mau funcionamento das vias de intercâmbio em decorrência da má circulação e, da disfunção do sistema linfático, ocasionam a ineficácia na nutrição e eliminação de toxinas, esses aspectos associados a fatores relacionados com o modo de vida do paciente e sua peculiar forma de utilizar os músculos da face, também refletem no tônus muscular, responsável pelo aspecto viçoso da juventude, ocasionando, por exemplo, o aparecimento de sulcos nasogenianos, olheiras e outras exteriorizações.

As expressões faciais peculiares de cada indivíduo, repetidas um sem fim de vezes no correr dos anos, provocam por sua vez as chamadas “rugas de expressão”. No local onde ocorre a tensão, há uma vulnerabilidade da pele, também ocasionada pelo mau funcionamento das vias de intercâmbio, o que vem a colaborar para a formação das mencionadas rugas.

Há fatores externos que também contribuem para o envelhecimento da pele, podendo inclusive causar o envelhecimento precoce, podemos citar a título exemplificativo, a exposição prolongada ao sol, a poluição, o álcool, o tabaco, o vento, o frio excessivo e também o calor na medida em que atua como fator determinante da desidratação em todos os níveis do organismo, mas não se pode perder de vista que, o envelhecimento pode sofrer influência de fatores internos como os hereditários, metabólicos e emocionais. Assim sendo, o Syncros, pode ser indicado para atenuar as marcas do envelhecimento na superfície cutânea e no tônus muscular facial, decorrentes da má circulação dos fluídos nas vias de intercâmbio e de alguns fatores externos.

Os benefícios que podem ser alcançados, sofrem um acréscimo considerável quando associada a utilização das microcorrentes a: um modo de vida saudável e equilibrado; evitando-se o stress; mantendo-se uma dieta balanceada, pobre em sal e gorduras; praticando-se exercícios físicos regulares; evitando o excesso de sol, álcool e tabaco; utilizando diariamente produtos cosméticos e filtros solares de boa qualidade e, adequados ao tipo de pele de cada indivíduo; além das regulares visitas ao dermatologista para controle.

Deve-se sempre ter em mente, que a formação do profissional é um dos fatores determinantes na obtenção de resultados em qualquer espécie de tratamento. Sendo assim pode-se afirmar que, quanto mais atualizado, estudioso e interessado em novas técnicas, for o profissional, mais possibilidades de êxito terá. Não podendo perder de vista que cada indivíduo é um ser único e portanto, deve procurar conciliar seus conhecimentos e técnicas para adequá-los a cada caso concreto.

Tipos de Onda:

  • ONDA QUADRADA INVERTIDA, trata-se de uma onda brusca com duas fases que se alteram sucessivamente, uma positiva e outra negativa, intercaladas por igual período em nível zero de intensidade.
  • ONDA RETANGULAR INVERTIDA, brusca com duas fases que se alteram sucessivamente, uma positiva e outra negativa, são intercaladas por um período maior que o de atuação em nível zero de intensidade.
  • ONDA QUADRADA, é uma onda brusca cuja atuação visa atingir com maior profundidade o local onde for aplicada, normalmente é a onda indicada para alcançar-se níveis de flacidez mais acentuada.
  • ONDA SENOIDAL, suave com ação objetiva, no método de trabalho do Syncros é utilizada para dar início à ativação metabólica, objetivo da primeira etapa de todas as sessões de tratamento.
  • ONDA TRAPEZOIDAL, suave, com ação objetiva, freqüentemente é utilizada para atenuar baixos níveis de flacidez.
  • ONDA RETANGULAR, brusca com ação objetiva, é utilizada para atenuar níveis intermediários de flacidez. Cada período de atuação é interrompido por um período maior em nível zero de intensidade